Curso - Engenharia Informatica


O mundo actual vive a era da sociedade da Informação, comunicação e Conhecimento com complexidade crescente em que novos desafios cibernéticos se colocam em dimensões sem precedentes.

Neste cenário, a engenharia informática assume um papel de grande de relevância para encontrar soluções teórico-práticas e inovadoras para a sociedade em geral.

O principal factor de sobrevivência é produzir valor, com criatividade, competência às universidades, formando científicos e profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de resolver as mais diversas questões do mundo contemporâneo com implicações da tecnologia computacional.

A Informática tornou-se uma realidade concreta e irreversível, que a profissionalização tecnológica impõe uma presença que já não pode ser ignorada pela sociedade.

Vários projectos de investigação e desenvolvimento em que a engenharia informática está envolvida mostram o seu empenho, prestígio e reconhecimento pelos pares, assim que a nossa capacidade para fazer e formar os melhores.

O curso de Engenharia Informática  tem a duração de 4 anos e coloca no mercado de trabalho licenciados. Cada ano exige um esforço de ensino e aprendizagem e o curso recorre a métodos, técnicas e ferramentas de: 

 »processamento automático, conservação, comunicação e pesquisa de informação;

»concepção, programação, implementação, análise , instalação manutenção de projectos de sistemas de informação complexo incluindo a arquitectura dos sistemas e redes de computadores tendo em vista a resolução de problemas de natureza económica ou social

 

PERFIL DE FORMAÇÃO

O licenciado em Engenharia Informática da Escola Superior Politécnica do Uíge possui uma sólida formação em Ciências de computação e Ciências Básicas (Matemática, Física). Ele sai com o perfil de formação que lhe permite demonstrar as seguintes competências:

  • Capacidade para responder à constante evolução tecnológica nas áreas de Informática;
  • para se integrar em equipas de concepção e desenvolvimento de software;
  • de análise, desenho, programação, instalação e manutenção de soluções informáticas à implementação e administração de redes informáticas;
  • para configurar e manter sistemas de armazenamento e tratamento da informação;
  • de planear, monitorizar, coordenar e avaliar projectos de desenvolvimento de software;
  • O curso oferece uma formação comparável, em termos de resultados esperados da aprendizagem, à oferta formativa oferecida tanto por universidades nacionais como pelas universidades internacionais, e apresenta um curriculum adequado ao que actualmente se considera ser cursos de referência. O curso permite e promove a mobilidade académica dos alunos no espaço nacional como internacional. 
  • Objectivos do curso
  • O objectivo central da Licenciatura em Engenharia Informática é o de oferecer uma formação sólida de base e de banda larga em Ciências de Engenharia Informática e em áreas outras relevantes, como a Matemática e a Física, que satisfaça os pressupostos de empregabilidade e mobilidade dos alunos em várias vertentes.

 

 

 

Acessar o portalweb da coordenação »»

 

 

AddThis Social Bookmark Button

Copyright © 2017 - Departamento de Documentação e Informação da ESPU
Todos os direitos reservados